quarta-feira, 26 de agosto de 2009

CFN - 2009 | Prato colorido de férias - influência européia traz sabor ao Sul

Desenvolvi o texto a seguir para atender a uma solicitação do CFN – Conselho Federal de Nutricionistas em janeiro de 2009.
O texto também está disponível no site do CFN através do link http://www.cfn.org.br


O clima temperado do Sul atraiu imigrantes europeus e, com eles, hábitos alimentares que acabaram por influenciar muito a culinária sulista, que é sempre uma das maiores atrações do turista na região. Muitos pratos são caracterizados por serem elaborados, ricos em gordura saturada e com excesso de calorias. Por isso, é preciso cuidados para manter a alimentação saudável. “Devemos sempre optar pela preparação mais tradicional e a que se aproxima do verdadeiro prato típico, pois muitas vezes elas são alteradas e acabam aumentando o valor calórico”, alerta a nutricionista Aline Bertani.

O Paraná recebeu muito a influência polonesa, o que resultou em pratos típicos como o repolho à moda e o pão de leite. Um deles é o barreado, que consiste em charque e toucinho preparado em panela de barro, servido com banana assada, batata, farinha ou pirão. Esse preparo deve ser consumido com moderação, pois é rico em gordura. Outro prato muito apreciado é o carneiro no buraco, em que a carne é cozido com legumes e frutas.

Em Santa Catarina pode ser encontrada uma grande variedade de peixes de água gelada, como o linguado, o badejo, a tainá, etc. O cardápio típico também inclui muitos frutos do mar. Para apreciar a culinária local com saúde, a sugestão da nutricionista é evitar o consumo de preparos fritos ou com molhos gordurosos. Aline explica que o ideal é que a escolha fique entre o assado e o cozido.

O Rio Grande do Sul é muito conhecido pelo tradicional churrasco gaúcho. Ao ir a uma churrascaria, o turista deve procurar opções de carne magras, como o lagarto, a alcatra, a maminha, o frango e o file mignon e aproveitar o variado buffet de saladas normalmente oferecidos. Carnes gordas como picanha, cupim e embutidos devem ser evitados ou, se não for possível resistir, consumidos sem a gordura aparente. Outra grande atração é o vinho, que é tido como funcional e saudável. A bebida possui polifenóis, que previnem doenças associadas com o estresse oxidativo, como o câncer, doenças cardiovasculares e inflamações, além de diminuir os níveis de LDL colesterol. "Para extrairmos somente o benefício do vinho tinto, o ideal a ser consumido é um cálice por dia", explica Aline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário